domingo, 19 de agosto de 2012

Caixa Postal 1989!

Ok... Já tem um tempo que eu queria fazer um post sobre o Caixa Postal aqui, mas sempre pensei no que escrever e por quê. Surgiu a oportunidade com um vídeo. Já já eu explico sobre o vídeo. Vamos ao Caixa Postal em si primeiro e a minha relação com ele. Antes de tudo, vamos lá: “Caixa Postal 1989” é um livro. Eu não lembro o ano direito, mas foi entre 1995 e 1998. Eu recém começara a trocar cartas com uma prima (ei Paula!) que morava em outro estado. Então tudo relacionado a cartas, selos, Correio, nesse seguimento me interessava.

Eu tinha recém adquirido o apreço pela literatura. Então, era costume passear pelas livrarias a procura de algo para ler. Em uma dessas procuras, me deparei com uma capa simples, porém que me chamou atenção: envelopes, selo e papel. Título: “Caixa Postal 1989” de uma moça bonita (foto na contra-capa) chamada Angela Carneiro. Nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem da autora. Na dúvida resolvi arriscar. Levei pra casa. Li, reli e reli. Eu estava apaixonada.

Lala, Leo, Marlúcia, Celeste, Ferrugem, Paulo e até a chata da Cíntia tinham um lugar especial na minha estante. Boa parte da minha adolescência aquele livro foi o meu iching. Todas as perguntas que eu tinha pra vida, as respostas estavam lá.

E ai a gente dá um salto no tempo. Agora estamos em 2001. Internet começava a “bombar” de verdade e ali estavam nascendo os blogs. Eu estava no primeiro período de Letras (oh tristeza) e em um dos laboratórios da faculdade eu criei meu primeiro blog (o primeiro de muitos). Antes de penar a mexer no HTML, eu tinha que escolher um nome pro cafofo (a pessoa nem sabia o que era blog direito, mas queria um nome legal). Ai veio a idéia de batizar o cantinho com o nome do meu livro preferido. E assim nasceu Caixa Postal 1989, o blog.

Navegando pela web descobri meio que sem querer que opa: meu livro preferido tinha continuação. Corri atrás dela correndo. Numa piscadela li “Eu Te Procuro... E O Caixa Postal 1989 Continua”. E qual não foi a minha surpresa quando simplesmente detestei o livro. E ai nasceu o lado leitora barraqueira dentro de mim... rs.

No próprio “Eu Te Procuro... E O Caixa Postal 1989 Continua” tinha o e-mail da Angela. E lá fui eu com a minha delicadeza de elefante mandar mail pra ela. Falei que amo “Caixa Postal 1989”, mas que a continuação não tinha me agradado muito e talz (eu realmente não lembro o que eu escrevi, mas foi algo do tipo) e ai que a Angela em vez de fazer a Kátia, resolveu dar trela pra fã maluca (oi, eu fã maluca). O que pra mim foi ótimo porque ela além de uma excelente escritora, é um anjo de pessoa.

Meu anjo, minha Anjinha. Tanta coisa aconteceu nesses anos. Em 2003 o Caixa Postal teve uma nova continuação via blog onde eu pude reencontrar meus personagens preferidos. Uma personagem com meu nome nasceu e algumas amizades foram feitas por conta de livro e desse anjo.

Quando eu cheguei em casa ontem, me deparei com esse vídeo a minha espera no meu Facebook e eu chorei. O vídeo fala por si só:

Obrigada por tudo Angela! Meu beijo a todos, Menina Que Chove

Um comentário:

  1. Eu sou louca-louca-louca pra ler esse livro porque deve ser liiindo e eu adoro o tema e você sempre fala com muito carinho dele!!
    Que coisa LINDA o vídeo. Vontadezinha de chorar mesmo =D

    ResponderExcluir