domingo, 26 de agosto de 2012

Disney!

Vamos lá. Há tempos venho procurando um guia descente da Disney, mas todos parecem mais do mesmo (salve Renato). Mudam fotos, mas as informações são as mesmas. Nunca achei um guia que trouxesse dicas realmente utéis. Assim sendo, resolvi eu mesma escrever um post com dicas que acredito que sejam uteis pra quem pretende visitar o terra do ratinho mais carismático do mundo pela primeira vez.
Viaje com um sapato confortável (no vôo o pé costuma inchar) e se tiver conexão que seja fácil de tirar e colocar. No raio-x nos EUA se tira sapatos e casacos. E quem tiver de cinto idem.
Não tem vôo direto? Dê pelo menos 2 horas e meia entre um vôo e outro. A imigração e alfândega podem ser rápidas, mas em geral o raio-x demora e as vezes o seu portão de embarque é longe. E as vezes o primeiro simplesmente atrasa. Antes sobrar tempo do que faltar.
Observe atentamente as regras de bagagem de mão. Os americanos são chatos com isso e mudam isso de tempos em tempos.
Observe atentamente ao tamanho da bagagem de mão permitida. Já vi muito passageito na porta do avião batendo boca com atendente de cia áerea por não prestar atenção nisso. E eles não prestam atenção nisso na hora do check-in (deixam o pepino pra hora do embarque).
Se tiver dificuldade pra comer qualquer “comida de avião”, leve um biscoito pra tapear a fome. Dependendo da cia aérea o rango é dose.
Tênis confortável, protetor solar e água são seus companheiros nos parques. Jamais esqueça de tomar água. Já houve caso de morte por desidratação. Uma maneira de economizar é levar um squeeze e encher nos bebedouros (que tem aos montes pelos parques – já que a garrafinha de água é uma fortuna).
Observe atentamente os horários de abertura e fechamento dos parques. Já vi casal que não prestou atenção nisso e foi pro Magic Kingdom em pleno dia de Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party e não tava entendendo porque tinha que se retirar do parque sendo que não tinham ingresso pra festa. Assim como já vi gente dizendo pra fazer os paises de EPCOT antes (um erro, já que World Showcase abre mais tarde que Future World).
Lembre de levar um dinheiro trocado já viagem. Seja pra comer alguma besteirinha nos aeroportos, nas máquinas da vida ou até mesmo nos vôos (tem vôos que a classe ecônomica cobra por bebida alcóolica).
Leve uma muda de roupa na bagagem de mão na ida e na volta. Caso sua bagagem de mão seja extraviada eles levam uns 2 dias pra entrega-la ou na volta caso aconteça alguma coisa com seu vôo.
Custuma ter a bexiga solta? Assim que o avião pousar, na fila pra saída vá ao banheiro do avião. As vezes o banheiro mais próximo em terra é longe e muitas vezes é preferivel ir apenas depois de ter feito imigração e alfândega.
Planeje bem sua viagem. Quanto mais pessoas tiver no seus grupo, mais planejado deve ser. Procure organizar as atrações por gostos, idade e se houver crianças pequenas procurar se informar sobre a altura permitida em determinadas atrações.
Se der, já saia do Brasil sabendo em quais restaurantes irá fazer refeições dentro dos parques. Isso evita “surpresas” desagradáveis e perca de tempo. O site Restaurant Dining Menus from Walt Disney World tem os cardápios de todos os restaurants da Disney com preços. E o site Viajando Para Orlando tem informações sobre o que é servido nos restaurantes dos parques (e tem mais informações sobre Dining Plan).
Toy Story Mania está na sua lista atrações a ser visitada? Chegue cedo ao Disney’s Hollywood Studios e a primeira coisa a fazer é pegar o Fastpass pra atração (independente da época do ano). É o fastpass que acaba mais cedo e a fila é gigantesca.
Em Epcot se tiver que optar em pegar fastpass pra Soarin ou Test Track, opte pelo do Test Track porque a fila do Soarin apesar de ser grande igual tem uns trechos com um telão imterativo.
Leia com atenção toda a placa de sinalização de Mission: Space. MUITA gente já passou mal na versão laranja (eu não cheguei a passar mal, mas confesso que a sensação NÃO foi a mais agradável) e a versão verde é apenas um simulador qualquer com uma fila imensa.
Se puder deixe pra fazer EPCOT em dois dias. Um pros países e outro pras atrações em si. Ele é chatinho de andar (não é é a toa que ganhou o “apelido” de Every Person Comes Out Tired... rs): alguns becos sem saída, o Cool Club não tem no mapa, as atrações são distantes umas das outras e fora que entrar e sair de The Land é uma mão de obra danada. E os países merecem uma visita com calma.
Club Cool é uma boa dica. Não tem nos mapas, mas perguntando se acha. É uma loja da Coca-Cola onde além de vende produtos da marca tem máquinas com refrigerantes da Coca-Cola do mundo para se experimentar de graça. A maioria tem o gosto não muito agradável, mas o mexicano lembra o nosso Kuat.
Para os shows do Disney’s Hollywood Studios (com excessão do Fantasmic!) chegue com 30 minutos de antecedência para pegar um bom lugar. Para o Fantasmic! e as paradas dos demais parques recomenda-se uma hora de antecedência no mínimo.
Se Sea World está na lista de parques a ser visitado sempre atenção à area que molha nas atrações (inclusive no show de esqui). Passar o dia fedendo a peixe não é bom.
Uma boa maneira de fugir das filas dos personagens e tirar foto com eles é marcar uma refeição com a presença deles. É um programa gostoso e diferente.
Há quem monte seu roteiro pelos dias da semana (há parques que em determinados dias da semana não se recomenda visitar), há quem monte o roteiro de acordo com as magic hours (que está dentro do complexo Disney opta pelos parque que as tenha, quem está fora os evita), há quem intercale os temáticos com os aquáticos e compras e há simplemente quem escolha de maneira aleatória. Independente de qual for o seu metodo, eu recomendo a colocar os parques mais cansativos no começo da viagem (Islands, Animal Kingdom e EPCOT). Porque se deixa-los pro fim da viagem, o desânimo pode bater as vezes. O Islands tem o problema da entrada ser longe e agora com as obras se anda muito para ir nas atrações que interessam. O Animal Kingdom além de grande tem o problema das árvores não darem muito pontos de referência. E o EPCOT anda-se muito de uma atração pra outra e há alguns becos sem saída. O post Qual Parque Qual Dia? do blog As Aventuras da Ellerim Viajante fala dos dias da semana que não melhores e piores pra visitar determinados parques.
Maneiras de otimizar meu tempo nos parques: nas horas das paradas se não for assistir vá nas atrações mais concorridas. E procure almoçar cedo (entre 11:15h e 12h) ou depois das 15h. Entre 12h e 15h não vale a pena almoçar. Perde-se muito tempo. Vale mais a pena tapear a fome com algum biscoito e algo parecido e esperar mais um tempo.
Se a sua bagagem de mão (tanto na ida quando na volta) for aquela mala maiorzinha, procure entrar no avião assim que puder. Porque esse tipo de bagagem só cabe no porta-bagagem em cima dos assentos laterais.
Sites para mais informações: Mais Magia, Viajando Para Orlando e WDW Photo Tour.
No mais é isso...
Meu beijo,
Menina Que Chove

sábado, 25 de agosto de 2012

MEME, TAG e ETC!

5 perguntas sobre livros

1 - Em qual livro você gostaria de morar? - Eu queria morar em Hogwarts, então eu queria morar em qualquer um dos Harry Potter (menos nas Relíquias da Morte, né?).
2 - Qual personagem você gostaria de ser? - Se eu fosse mais nova, gostaria de ser a Anna (a do beijo francês), mas se no futuro eu for parecida com a Celeste (by Caixa Postal 1989), já fico feliz a beça.
3 - Qual livro você mudaria o final? - O final de Delírio me incomoda um mucado, mas como eu ainda não li Pandemônio, não sei o que vem pela frente. Mas foi o único final que eu mudaria e saberia pra que rumo mudar.
4 - Que obra você gostaria de ter escrito? - Com toda certeza do mundo um livro que eu gostaria de ter escrito é Just Listen porque o livro é a minha cara.
5 - Qual título de livro você considera mais fantástico? - Eu Sento Rebolo E Ainda Bato Bolo.

Bookish Tag

1- Quais gêneros literários você prefere? - YA!
2- Quais são os livros que você precisa ter na sua biblioteca? - “Lola e Seu Vizinho”, “Branca dos Mortos e os 7 Zumbis!”, “Protocolo Bluehand: Alienígenas” e “Pandemônio”.
3- Qual o livro mais caro da sua estante? - “Harry Potter Das Páginas Para As Telas”.
4- Qual livro seu foi mais cobiçado? - O livro que eu mais desejei ter foi o Já (ok Já não é exatamente um livro porque é um livro de fotografia, mas eu rodei pra achar ele).
5- Quanto você gasta em livros? - O necessário... rs.
6- O que você pensa sobre os atuais livros de YA? - Em geral os atuais livros YA são distopias e eu gosto (MUITO).
7- Qual série você gostaria que tivesse mais livros? - Jogos Vorazes!
8- Quais são seus livros go-to? - Não sei...
9- Qual livro está atualmente na sua bolsa? - O Que Aconteceu Com o Adeus (que pelo visto vai ficar lá um tempão, porque, né? Afeição nenhuma à Mclean... Argh... Saudades da Lena).
10- Qual o livro mais estimado da sua coleção? - Caixa Postal 1989! 
11- Quais são seus livros de não-ficção? - Biografias do Renato Russo e da Legião (Urbana), livros sobre o rock de Brasília e sobre estudo do cinema.
12- Autores favoritos? (Fale de 3) - Angela Carneiro, Sarah Dessen e Suzanne Collins.
13- Livraria favorita? (Fale de 3) - Livraria Cultura, Leitura e Saraiva.

Meme Cine

1- Qual seu filme preferido? - Eu sou muito de fases. Já tive a fase “Agora e Sempre” (já tive até um fotolog só sobre ele), a fase “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e a fase “Doutores da Alegria” (o documentário). Mas o filme mesmo que me fez gostar de cinema mesmo é “O Casamento de Muriel”.
2- Qual tipo de filme você mais curte: animação, romance, ação, drama, comédia, terror? - Animação: Aladdin. Romance: Um Corpo Que Cai. Ação: O Que É Isso Companheiro? Drama: Amadeus. Comédia: Four Rooms. Terror: Bufo & Spallanzani.
3- Qual filme de efeito especial você mais curtiu? 4- Cite um filme de: Romance, Ação, Drama, Comédia e Terror. - Romance: A Rosa Purpura do Cairo. Ação: MIB – Homens de Preto 3. Drama: A Corrente Do Bem. Comédia: O Dorminhoco. Terror: O Iluminado.
5- Se pudesse atuar em algum filme qual teria sido? - Adoro a história, o cenário e os figurinos de Pleasantville – A Vida Em Preto e Branco. Acho que tem um David dentro de mim. Rs.
6- Cite, na sua concepção, um melhor ator e atriz e suas melhores atuações. - Ok, pra mim a melhor atriz é a Toni Collete porque foi por causa dela que eu começei a gostar de cinema. Os filmes dela que eu mais gosto são: O Casamento de Muriel, As Horas, Em Seu Lugar, Pequena Miss Sunshine, Uma Garota Diferente e Connie e Carla. Ator, meu preferido de longe é o Paulo José. Os filmes dele que eu mais gosto são Policarpo Quaresma – O Herói do Brasil, Como Fazer Um Filme de Amor (que ele é o narrador), Saneamento Básico e O Palhaço.
7- Qual o pior filme que você já assistiu? - Então, quando você assistiu mais de 800 filmes na vida é porque já assistiu algumas porcarias. E opa entre tudo que já assisti, ter ou não ter cenário ou ter mais de um cenário as vezes não faz muita diferença. Então eu ainda prefiro os filmes que tem história (e que de preferência ela seja boa). Nessa lógica eu voto pra pior filme que já vi pra Avatar.
8- Filmes que você não assistiria. - Fiel, Gran Torino, Manderlay e High School Musical 4 são os filmes que estão na lista dos filmes que eu não quero ver no Filmow. Cada um por um motivo diferente.
9 - Indique alguns filmes. - Então... Vou indicar alguns filmes que eu gosto muito e que acho que passa alguma mensagem legal ou que tem alguma história batuta: Fale Com Ela, Uma Prova de Amor, Minha Vida Em Cor-de-Rosa, Nascidos em Bordéis, A Rosa Púrpura do Cairo, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Histórias Cruzadas, O Palhaço e Amadeus.

5 Perguntas versão Cinema

1 - Em qual filme você gostaria de morar? Entonces, eu gostaria de morar no Mon Signor Hotel (de “preference” na suite lua de mel) do filme Four Rooms porque o hotel é moquifo, mas é animado... rs
2 - Qual personagem de filme você gostaria de ser? Talvez a Liz de Comer Rezar e Amar.
3 - Qual filme você mudaria o final? Detesto finais “a la carte”, um filme que eu lembro agora que tem o final assim é A Separação... Argh
4 - Que filme você gostaria de ter dirigido? Dirigido eu não diria, mas ter feito parte da produção de Vem Dançar Comigo devia ter sido interessante. Adoro os figurinos, a história.
5 - Qual título de filme você considera mais fantástico? Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-feira 13 do Verão Passado Parte 2 - A Hora da Volta da Vingança dos Jogos Mortais de Halloween (“Fantártisco”!)

domingo, 19 de agosto de 2012

Caixa Postal 1989!

Ok... Já tem um tempo que eu queria fazer um post sobre o Caixa Postal aqui, mas sempre pensei no que escrever e por quê. Surgiu a oportunidade com um vídeo. Já já eu explico sobre o vídeo. Vamos ao Caixa Postal em si primeiro e a minha relação com ele. Antes de tudo, vamos lá: “Caixa Postal 1989” é um livro. Eu não lembro o ano direito, mas foi entre 1995 e 1998. Eu recém começara a trocar cartas com uma prima (ei Paula!) que morava em outro estado. Então tudo relacionado a cartas, selos, Correio, nesse seguimento me interessava.

Eu tinha recém adquirido o apreço pela literatura. Então, era costume passear pelas livrarias a procura de algo para ler. Em uma dessas procuras, me deparei com uma capa simples, porém que me chamou atenção: envelopes, selo e papel. Título: “Caixa Postal 1989” de uma moça bonita (foto na contra-capa) chamada Angela Carneiro. Nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem da autora. Na dúvida resolvi arriscar. Levei pra casa. Li, reli e reli. Eu estava apaixonada.

Lala, Leo, Marlúcia, Celeste, Ferrugem, Paulo e até a chata da Cíntia tinham um lugar especial na minha estante. Boa parte da minha adolescência aquele livro foi o meu iching. Todas as perguntas que eu tinha pra vida, as respostas estavam lá.

E ai a gente dá um salto no tempo. Agora estamos em 2001. Internet começava a “bombar” de verdade e ali estavam nascendo os blogs. Eu estava no primeiro período de Letras (oh tristeza) e em um dos laboratórios da faculdade eu criei meu primeiro blog (o primeiro de muitos). Antes de penar a mexer no HTML, eu tinha que escolher um nome pro cafofo (a pessoa nem sabia o que era blog direito, mas queria um nome legal). Ai veio a idéia de batizar o cantinho com o nome do meu livro preferido. E assim nasceu Caixa Postal 1989, o blog.

Navegando pela web descobri meio que sem querer que opa: meu livro preferido tinha continuação. Corri atrás dela correndo. Numa piscadela li “Eu Te Procuro... E O Caixa Postal 1989 Continua”. E qual não foi a minha surpresa quando simplesmente detestei o livro. E ai nasceu o lado leitora barraqueira dentro de mim... rs.

No próprio “Eu Te Procuro... E O Caixa Postal 1989 Continua” tinha o e-mail da Angela. E lá fui eu com a minha delicadeza de elefante mandar mail pra ela. Falei que amo “Caixa Postal 1989”, mas que a continuação não tinha me agradado muito e talz (eu realmente não lembro o que eu escrevi, mas foi algo do tipo) e ai que a Angela em vez de fazer a Kátia, resolveu dar trela pra fã maluca (oi, eu fã maluca). O que pra mim foi ótimo porque ela além de uma excelente escritora, é um anjo de pessoa.

Meu anjo, minha Anjinha. Tanta coisa aconteceu nesses anos. Em 2003 o Caixa Postal teve uma nova continuação via blog onde eu pude reencontrar meus personagens preferidos. Uma personagem com meu nome nasceu e algumas amizades foram feitas por conta de livro e desse anjo.

Quando eu cheguei em casa ontem, me deparei com esse vídeo a minha espera no meu Facebook e eu chorei. O vídeo fala por si só:

Obrigada por tudo Angela! Meu beijo a todos, Menina Que Chove