sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qual o gosto da Rapadura?

Bom vamos lá. Semana da Campus Party e todas as atrações do Jovem Nerd estiveram em off porque eles estão lá em São Paulo e não em Curitiba (local se suas residências e obviamente residência do Jovem Nerd). Coencidiu do mesmo periodo de todos os outros casts que eu ouço (Azilator, Viajando Para Orlando e Vortex Cultural) ou não lançarem casts novos ou lançarem com temas que não são muito a minha a minha praia. Assim sendo, na vibe dos podcasts, resolvi finalmente conferir o famoso Rapaduracast do Cinema Com Rapadura. E esse post era pra ser sobre os podcasts que eu ouço, mas como a paixão que eles falam de cinema (a 7ª arte que tanto me encanta), dedico esse post aos “amigos” (ouça 3 casts deles e você já se sentirá como seus amigos) rapadurianos.

Já ouço o Nerdcast (do Jovem Nerd) há alguém tempo e já havia ouvido o Nerdcast 142 – Retrospectiva Nerd 2008 no qual o Jurandir Filho e o Maurício Saldanha do Rapaduracast participaram, mas tá longe de ser meu nerdcast preferido. Talvez dali vinha minha resistência de ir até o Cinema Com Rapadura. No entanto tinha te acontecer. E lá fui eu catar o que escutar. Baixei de vez todos os programas sobre Harry Potter; já que na minha opinião o Nerdcast de Harry Potter é um dos piores. Ouvi os de HP e gostei bastante. Parti em seguida pra outros temas e fui gostando, gostando, gostando...

E quando dei por mim já estava esperando o novo cast com o Saldanha gritando “Bem-vindos ao mundos espetacular do cinema”. E ai que você para e pensa: pô, site sobre cinema tem zilhões. O que o Cinema Com Rapadura tem de diferencial dos outros tantos? A paixão. Porque é muito comum se vê quem gosta e está nesse mundo do cinema com as opiniões todas muito técnicas e por vezes muito iguais e fechadas. E pra mim cinema não é isso. Claro que uma fotografia legal, uma trilha bacanuda, uma iluminação boa é o que a gente espera no mínimo. Contudo quando eu vou ao cinema o que eu espero é emoção. Eu espero que o filme mexa com as minhas emoções e sentimentos. Eu espero que o filme me faça pensar, me faça ver o mundo de um jeito diferente. É claro que é uma via de mão dupla. A pessoa que assiste também tem que ir pro cinema com a mente e o coração abertos para perceber a mensagem que o diretor / produtor está querendo passar.

E o rapaduracast é isso. Mais do que críticos de cinema cheios de picuinhas e mimimis, não pessoas apaixonadas pela 7ª arte. Falam com paixão, se emocionam e nos emocionam falando sobre cinema. Eu por exemplo acho O Rei Leão bonitinho. Adoro o Rafiki, mas tá longe de ser meu filme Disney preferido, mas o rapaduracast de Rei Leão é um dos meus preferidos porque a paixão com que o Jurandir fala do filme é fazer chorar o mais coração de pedra de todos. E essa paixão exaltada no cast de Rei Leão, eles passam em todos os programas e é lindo. Parabéns a todos eles! Jurandir, Saldanha, Thiago Siqueira, Affonso Solano, Juliano D’Angelo e Fabio Barreto, parabéns!

É claro que os rapadurianos tem entendem muito da questão técnica, mas de maneira alguma eles deixam isso ser mais importante. Técnica todos podem ter (é só estudar), mas emoção a flor da pele é para poucos. E falar com emoção de peito aberto é para bem poucos mesmo. A rapadura é boa mesmo!



Zilhões de Smacks,

3 comentários:

  1. Ótima dica! Vou assistir aos rapaduracast, parecem ser excelentes!

    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Que dica bacana! =D

    Achei muito legal! Vou conferir e quero ver o do Rei Leão! Amo o Rei Leão!
    =)

    Vou lá conferir em 3..2..1

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  3. Menina, te contar que fiquei atraída pelo cast deles!!!!!
    Não sei se é porque você mencionou só o que me interessa, como Rei Leão e Harry Potter, ou se é o conjunto completo da indicação - acho que isso, mas vou super pegar uns pra ouvir =D

    ResponderExcluir