domingo, 29 de setembro de 2013

Breaking Bad

E daí que eu viciei em Breaking Bad e eu queria muito fazer um post-TAG igual eu fiz de Sherlock, mas não achei nenhuma TAG sobre a série, então bora de texto mesmo. Porque hoje vai ao ar o último episódio de Br Ba (todos chora). E um sentimento estranho invade. Se por um lado é triste o fim da série, por outro gera a curiosidade de qual será o fim da jornada daqueles personagens que acompanhamos por 5 temporadas.

Br Ba é sobre um professor de química que aos 50 anos descobre que está com um câncer no pulmão que é inoperável. Pensando na sua morte próxima e que não terá dinheiro para deixar para sua família, sua mulher Skyler, que está grávida e seu filho adolescente que tem problema motor, Walter Jr (sorry galera, me nego a chamar ele de Flynn), ele resolve começar a produzir metanfetamina junto com seu ex-aluno Jesse Pinkman, que tem experiência no mercado e que acaba de perder seu sócio. A vida de Walter é que seu cunhado, um policial da narcóticos, não descubra sua atividade ilegal.

Breaking Bad é sobre encontrar o lado negro dentro de si. Claro que pensa-se obviamente na história do protagonista, Walter White, mas ao acompanhar a série, você vê o lado negro de todos os personagens. E uma regra pra ao show é não se apegar e não desapegar de nenhum personagem até o fim da série. Porque sim, sua opinião sobre eles vai mudar. Os personagens vão amadurecer com o passar das temporadas e você vai acompanhar isso. Eu mesma em cada temporada tive um personagem preferido. Na primeira foi a Marie, na segunda foi o Pinkman, na terceira foi o Mike, na quarta o Gus, pra na quinta ser finalmente o Walter. E irônico pensar que a Marie que eu gostava tanto na primeira temporada, me deu ódio na quinta com certas atitudes.

Sempre gosto de contar a historinha de como cheguei até as coisas, então “senta que lá vem a história”: meu pequeno prazer é ouvir o Nerdcast na data de publicação e ai quando me veio o nº 375 com a participação do Maurício Saldanha sobre o tal seriado que eu nunca tinha ouvido falar, não sabia se eu ria ou se chorava. Ai fui ouvir e sim, Mau e Azaghâl me fizeram ficar com vontade de assistir o tal Breaking Bad e lá fui atrás. Confesso que assisti as duas primeiras temporadas sem saber porquê estava assistindo aquilo. Eu não conseguia parar de assistir, mas não sabia dizer se gostava. Na terceira temporada tive certeza: era a melhor série que eu já tinha visto (e não, não era apenas porque eu sentia falta de Sherlock – que aliais continua em hiatus).

Com o passar da série mil teorias sobre como seria o fim da trilha de Walter White. As minhas preferidas estão no That Is Veggie Bacon, podcast do Mau Saldanha, da Daniela Carvalho e do Marc Halsberghe.

Resolvi fazer um pequeno questionário sobre Br Ba e responde-lo:

Personagem preferido de todos os tempos: Jesse Pinkman <3
Ah, Pinkman, seu lindo e atormentado. Acho que uma cena que resume a essência do Jesse é a quando o Skinny Petee o Badger estão criando um roteiro de Star Trek (aliáis, hiário, J.J. Abrams tem que filmar esse treco… huahauahaua… Só que não) e o Jesse está com seus pensamentos pouco se importando com o roteiro do tipo “tenho problemas maiores” (bem maiores por sinal).

Personagem que gostava, mas não gosta mais: Marie! Marie me ganhou na primeira temporada na cena tosca da almofada da família. A relação dela com o Hank pra mim começou a soar estranha quando ele não se dá conta de cleptomania dela é uma doença e trata ela sem o companherismo que ela tem para com ele. O que trás a minha decepção dela defender ele com unhas e dentes quando descobre sobre o Walt. Sendo que a própria Skyler vinha a um bom tempo lidando com a situação.

Personagem que você nunca gostou: Skyler... Faço parte da teoria da conspiração que acha que a Holly pode não ser filha do Walter. Na mesma cena já citada antes da almofada, ali a Skyler perdeu a mão e cada vez foi mais perdendo a mão e a linha até o “I fuck Ted”. Como diria Jesse, “Bitch”!

Personagem que você achou que não iria render, mas que foi FODA: Eu poderia responder Hector Salamanca porque Gus… Ah Gus… Mas não… Mike é um dos melhores personagens da série. Quando o Mike aparece lá fazendo um “bico” pro Saul, achei que não fosse passer daquilo, mas depois como braço direito do Gus, Mike é FODA!

Episódio favorito: Fly (10º episódio da terceira temporada) que foi inteiro gravado no laboratório por falta de “verba” da produção. É meu preferido porque as cenas que eu mais gosto são as de Bryan Craston com Aaron Paul (porque perdão ao trocadalho, eles tem uma quimica incrível). E é nesse episódio que o Walter quase conta pro Jesse sobre a Jane.

Cena mais emocionante: Não lembro a temporada, mas logo após o Walter brigar de socos e pontapés com o Jesse, ele vai pra casa (a casa alugada - ?!?- durante a “separação” com a Skyler) e lá tem a “brilhante” idéia de misturar analgésicos com bebida alcóolica (gênio, só que não) e no meio disso esquece do aniversário do Walter Jr. Nisso o doce Flynn (argh) vai lá descobrir onde está seu pai. E enconcontra Walter naquela cituação de “merlin”. Walter Jr, a boa alma, fica lá cuidando do Walter. Até que numa conversa sobre a “charanga” nova do Flynn (hurg), o Walter chapado apaga. Mas antes de apagar, chama o Walter Jr. de Jesse (e todos chora)!

Esse post é só pra dizer que Breaking Bad é FODA! Vince Gilligan criou uma das séries mais emociantes dos últimos tempos. Tem falhas? Tem, lógico. Mas quantas séries tem a qualidade que Br Ba tem? Não só a qualidade cinematográfica, mas os atores. TODOS os atores são excelentes. Breaking Bad é uma série para melhor com seus sentimentos.




Meu beijo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário