domingo, 21 de outubro de 2012

Há algum tempo ouço um mucado de pessoas falaram de Sarah Dessen. Sarah Dessen pra cá, Sarah Dessen pra lá. E eu confesso que não tava botando muita fé nos livros dela até lê-los. Ok. Depois de muito se ouvir, vamos ler Sarah Dessen então. Descolei os 3 livros dela traduzidos pro nosso “tupiniquim” e li eles intercalados com outros livros (achei que lê-los juntos seria uma overdose de Sarah).

Começei com Just Listen (que é de editora diferente dos outros e porque foi o que chegou primeiro) e opa: quando terminei o livro eu queria fazer um post só pra ele. Mas acontece que o livro terminou e eu fiquei querendo mais. Sabe aqueles livros que quando acabam você tem vontade de ter o telefone da autora pra poder conversar com ela sobre ele? Assim é Just Listen. Entrou facinho pra lista de livros preferidos. Porque é um livro que toca em assuntos delicados sem ser um clichê. E a maneira como os personagens são construidos é tão fantástica. São caracteriscas universais.

Porque antes de ler o livro o que eu sabia era que Annabel (a protagonista e narradora) guarda tem um segredo. E pra você ler Just Listen, não precisa de mais informações. E o livro começa contando sobre os problemas das irmãs e da mãe dela. E através disso chegamos até o ponto chave do livro, o grande segredo dela. E o que ela deve fazer com ele a partir do momento que começa a ter uma amizade com Owen. Um conselho: apenas leia.

Segui a leitura Dessen com O Que Aconteceu Com O Adeus. Ok. Digamos que tive um “probleminha” com esse livro. O tipo de escrita de Sarah é fantástico. Mas a Mclean é uma protagonista bem insuportável. É do tipo zero de carisma. Li o livro rápido porque realmente a escrita da Sarah é gostosa, mas a história não estava me levando até lugar nenhum. Mclean via seu pai fã de basquete ter o casamento dos sonhos com sua mãe. Até que esse sonho se foi pelos ares quando sua mãe decidiu trocar seu pai pelo jogador de basquete número do time da família. Durante o divórcio Mclean optou ficar com seu pai, que aceitou o emprego de reformular cardápios dos restaurantes a beira da falência pelo país. Nisso nossa “doce” protagista decide que em cada cidade diferente ela terá um nome e uma personalidade diferente. Porém na nova cidade, no último ano da escola, por um deslize, acaba revelando seu nome verdadeiro e ela terá que viver como Mclean.

Terminei a leitura Dessen com A Caminho Do Verão. Auden (Sarah escolhe nomes peculiares pros seus personagens), a protagonista da vez, está a caminho de Colby para passar o verão com seu pai, sua madrasta e sua irmãzinha recém-nascida chamada Thisbe. Auden é uma garota estudiosa, sem vida social e que acha sua madrasta futil. Será que pessoas podem mudar? Ou é a sua opinião sobre as pessoas ou sobre determinada situação que muda?

Terminei a leitura dos 3 livros querendo ler mais Sarah Dessen. A escrita leve, com temas tocantes sem ser clichê. Livros apaixonantes. E pra felicidade dos fãs da Sarah Dessen brasileiros, a ID já divulgou que pra comemorar os dois anos da editora, “Aquele Verão” (da Sarah) está entre os próximos lançamento. Aguardando anciosa!

Meu beijo,
Menina Que Chove

Nenhum comentário:

Postar um comentário