quarta-feira, 4 de abril de 2012

Holden Caulfield encontra Princesa Leia em 1984!

Então... Em vez de fazer resenha e comentários de “Em Chamas” e “A Esperança” ou até mesmo fazer um texto comparando “Jogos Vorazes” a “Battle Royale” (sorry se alguém comprou JV achando que a plot do livro era crianças dentro de uma arena se matando igual a BR porque quem leu suas continuações sabe que não é). Ou até fazer uma análise com George Orwell (nós não precisamos disso e como já disse, a plot do livro não é bem essa). O livro é uma distopia. E pra que servem as distopias? Um alerta. Pois bem, parei pra pensar quando avaliei o filme e os livros. Com certeza não gostei do fim de nenhum dos livros (o fim de “Jogos Vorazes” te prepara pra “Em Chamas”, o fim de “Em Chamas” te prepara pra “A Esperança” enquanto o fim de “A Esperança” é qualquer coisa sem sentido que deixam muitas perguntas no ar), mas eu me considero fã da triologia. E o que me pegou foram os personagens. E é sobre eles que eu queria falar um pouquinho. A minha relação com esses personagens que mexeram comigo. AVISO: o post pode conter spoiler dos livros.

Katniss - Não morro de amores por ela. Assim como não costumo morrer de morrer pelos protagonistas em geral (meu coração pertence aos sidekicks – aquela velha história de que não sou chegada em protagonistas – porque, né? A gente só vê a história do ponto de vista deles e o resto dos personagens que se lasquem – então eu conto nos dedos os protagonistas que gosto de fato). Mas já que todo mundo compara JV com alguma coisa eu também vou comparar, pra mim a Katniss tem um “q” de Holden Caulfield (do “Apanhador No Campo De Centeio” – protagonista esse sim que eu amo). Acho que tão pertubada e tão perdida quanto o Holden. Se Holden estivesse em uma guerra ele com certeza seria a Katniss. E até a relação do Holden com a Phoebe é bem parecida com a da Katniss com a Prim. Fui longe, né? Entendo a raiva que ela sente de sua mãe e o zelo pelo Prim.

Peeta - Taí um personagem apaixonante. O garoto do pão, surrupiou meu coração. Tudo que ele faz, tudo que ele fala. E mesmo no amor dele pela Katniss acho ele muito lucido, muito sobrio. O oposto extremo do Haymitch. Mesmo no momento da loucura os questionamentos dele eram todos muito lúcidos. Mesmo quando ele estava com os carreristas, jamais duvidei que aquele era o jeito dele de proteger a Katniss.

Gale - Nós vivemos no mundo onde ocorre a “stephenie meyerização” das coisas. Onde nenhum livro/série/filme/ou/e/novela pode ter uma possível triângulo amoroso que já é comparado aquele troço chamado Crepúsculo. E eu achava o Gale até o terceiro livro um personagem apático. Sem entender muito aquela relação Han Solo/ Leia dele com a Katniss (a Katniss sendo o Han Solo óbvio! Hehehehe Porque, né? No livro tem um diálogo que é bem parecido com um diálogo bem conhecido de Star Wars – apenas o contexto é diferente). Ah gente Star Wars na minha veia (já que é pra comparar JV com alguma coisa bora comparar com alguma coisa de guerra pra fazer algum sentido, minha gente). Até que a Leia, ops o Gale decidiu seguir seu caminho e não ficar a mercê do que a Katniss tinha pra se decidir. Ok, há quem tem a teoria que de a Katniss jamais ficaria com ele por causa da bomba que matou a Prim, mas a opção não foi dela. Não gosto do Gale, mas entendo a relação dele com a Katniss porque acho que ele é o único que a vê como ela realmente é (com suas qualidades e seus defeitos).

Haymitch - Meu adorável pinguço. Taí um personagem que eu gostaria de saber mais sobre a vida. Porque 3 livros se passam e quase nada descobrimos sobre ele. Adoro o senso de humor sarcástico. Adoro quando ele fala pra Katniss antes do massacre quaternário que já que no primeiro jogo ele tentou deixar a garota viva, nada mais justo que dessa vez ele tente deixar o garoto vivo (tendo em vista que ele poderia ser o “garoto”). Essa frase resume o sarcasmo do Haymitch.

Rue - Oh Rue! Tão difícil falar de uma personagem que me conquistou desde o primeiro segundo. É difícil sequer imagir a história dela e como ela foi levada até aquela mortal arena. Fora que acho que a história tem um ganho com a Rue. A partir do ponto que a Katniss resolve fazer a coroa de flores que ela entende de fato as palavras do Peeta antes do jogo, de não ser apenas uma peça nas mãos da capital.

Cato - É um dos personagens que eu mais detesto em toda a saga. Não há Snow e Coin que me façam detestar mais que o Cato. Ele é o personagem que me puxa pra vida real porque conheço uma pessoa igualzinha a ele. É uma peça no jogo dos outros, mas que se acha superior. Confesso que tenho medo de pessoas que dizem gostar dele ou que tem ele como personagem preferido. Assim como também confesso que depois que decobri que alguns dos pacificadores eram do distrito 2, medo definiu.

Fox Face - A cara de raposa teve uma estratégia interessante de sobrevivência na arena. Se nos dermos conta ela foi uma das últimas a morrer. O único carrerista que morreu depois dela foi o Cato. Clove e toda aquela trupe toda morreu antes dela. E ela só morreu por causa da sua esperteza. Fox Face é o extremo oposto do Cato, mas ambos perderam o jogo. Interessante pensar que pra autora que na arena inteligência demais ou arrogância demais te levam à morte (e fazendo uma analogia talvez da arena com a vida). Qualquer coisa em excesso é um ponto fraco.

Mãe da Katniss e da Prim - Fofinha #NOT Se o Cato, Snow, Coin e cia (vibe carreristas em geral) eu apenas eu detesto, essa é a personagem é pra quem eu direciono meu ódio na história. E eu poderia dar zilhões de exemplos aqui do porquê eu considero ela uma das personagens mais filhas da puta de toda saga, mas em vez disso, eu vou lhe (pra você que tá ai do outro lado da tela) fazer apenas uma pergunta. Uma pergunta referente à conversa que a Katniss teve com o Gale no começo do livro Jogos Vorazes. Se você que está ai tranquilo em 2012 estivesse naquele futuro de merda, morasse na Panem, ou melhor, morasse em um dos distritos que não o 2, e de fato existissem de fato os jogos vorazes, você teria filhos?

Snow - Snow é um vilão diferente do que se está acustumado a se ver por ai (sim, eu ainda acho que ele é o vilão de “Jogos Vorazes” e de “Em Chamas”). Primeiro que pra uma trilogia se esperava que ele fosse o vilão da saga toda (o que não é). E segundo que há 74 anos atrás quando houveram os dias escuros não foi ele quem criou os jogos, quando ele atingiu o o status de presidente, ele apenas proseguiu com os jogos para legitimar seu poder (não estou dizendo que é certo – estou apenas colocando o ponto de vista do personagem – porque se o ponto de vista do vilão não for forte, a história não rende). Isso tudo até ele dar de encontro com nosso querido Peeta. Porque a Katniss pode ser o Tordo (ah reclamem da tradução o quanto quiserem, mas minha função aqui não é essa), mas pra mim tudo partiu da conversa que a Katniss teve com o Peeta no telhado (e mais tarde da morte da Rue). No entanto ele quem é o vilão porque é ele quem envenena e quem ameaça.

Cinna - Engraçado que quando a Tigris apareceu lá no finzinho da história o primeiro personagem que eu me lembrei foi o Cinna. Porque quem sabe se o Cinna tivesse sobrevivido, o destino dele não tivesse sido o mesmo que ela teve. Irônico é que o Cinna tenha morrido antes do massacre quaternário para desestabilizar a Katniss, mas o Snow não contava com os planos do Cinna pro tordo. Engraçado que tanto ele quanto a Rue mesmo mortos ainda tem uma importância imensa na história. Sem Cinna quem seria o tordo??? E sem Rue haveria tordo??? É o personagem com quem eu mais me identifico.

Johanna - Ah, eu amo Johanna. Não vejo as pessoas falando muito dela, o que sinceramente acho uma pena. Um personagem rico pra análise. Outro personagem que eu gostaria de saber mais a história. Johanna é a prova viva de que o tempo pode passar, mas não quer dizer que a gente se conheça mais. Porque quando ela fala pra Katniss na arena que o Snow não tem quem usar contra ela porque ela não ama ninguém, me pareceu que a autora quisesse que a personagem soasse amargurada. Quando na verdade eu lendo o livro acredito que quando ela disse isso, ela apenas quis dizer que não amava ninguém expecificamente (talvez porque os que ela amava os foi tirado assim como Haymitch), mas pra mim não quis dizer que ela não tinha amor. Porque se ela não tivesse amor, ela simplemente não tinha entrado naquele plano maluco do Haymitch. Se ela fosse mesmo amargurada como a autora deu a impressão, Johanna apenas seria mais uma dos carreristas. E não estaria lutando por uma causa.

Finnick - Eu não posso falar do Finnick sem chorar. Por isso deixei ele por último. Se a Rue desde o centro de treinamento nos cativou desde o primeiro segundo, com Finnick foi o oposto. Quando ele apareceu oferecendo açúcar, senti uma antipatia imediata pelo personagem. Ai quando surgiu a história do tridente, um frio me subiu pela espinha e eu podia jurar que ele era uma copia mais velha e mais porca do Cato. Mais o Finnick está lá pra provar que a primeira impressão nem sempre é a que fica. E ele salvou o Peeta e foi me cativando. Quando a história com a Annie apareceu ainda dentro da arena, ele já tinha me conquistado. E é isso que faz do Finnick um personagem sensacional: ele te conquista aos poucos. Ele não muda. É a sua visão do personagem que muda. Se eu sou team Peeta ou team Gale? Sou team Finnick! ;)

Queria terminar o post com dois videos que achei na net. O primeiro é o do PH Santos (ex- Rapaduracast) fazendo uma análise do filme Jogos Vorazes.



E eu concordo com o PH, o grande lance do filme é ele ser vendido pra todas as idades. Porque as crianças vão gostar do corre-corre, do fogo e da ação e os adultos vão gostar do lado político que pode ser aprofundado nos outros filmes e nos livros.

E o segundo é a ida de duas vlogueiras que eu gosto a Gabbie e a Sangerine pra pré-estréia de Jogos Vorazes e que ficou engraçado o video.



Eu super entendo a Gabbie porque, né? Porque quando eu fui assistir na cena em questão eu também fiquei: “cadê a p*rra do casaco?” rs.

Era isso... rs...
Meu beijo,
Menina Que Chove

Um comentário:

  1. Eu tbm amo o Peeta e o Finnick <3
    E assim como vc eu tbm não confiei mto no Finnick no início, mas depois ele me conquistou *__*
    Bjuxxx e boa semana Santa.

    ResponderExcluir