sexta-feira, 23 de março de 2012

Adaptação!

Tirando “O Diário de Bridget Jones” é a primeira vez que eu vou ver um filme cujo o livro eu li ANTES (todos os livros que viram filmes que li foram depois de ter visto os filmes). Mas aconteceu diferente. Com Bridget Jones eu conheci o livro, li, li a continuação e ai veio o filme muito tempo depois. Eu já era ultra mega fã quando fui ver o filme na pré-estréia. Com Jogos Vorazes aconteceu diferente. A capa do livro não me dizia a que vinha, o título não me agradava e eu não tinha estímulo. 200 vezes vendo o trailer meu estímulo foi criado ao menos para ver o filme. Tanto me falaram que comprei o livro pra ler quem sabe algum dia. Ai quando começou a vender os ingressos pro filme (duas semanas antes) comprei. Fui viajar e sentada no aeroporto comçei a ler não esperando muita coisa. Quando fui ver não conseguia mais me desgrudar do livro. Li rapidim. Um pouco mais lenta foi a lida de “Em Chamas” (segundo livro da série). Fui ver o filme sem ter lido a parte 3 de “A Esperança” (terceiro livro da série).

Então senta que lá vem a opinião sobre o filme. O post podem conter spoiler do livro ou do filme. Então se você não leu ou não viu o filme e se incomoda com isso, pare de ler aqui.

Ainda tá comigo? Ótimo então. Eu dei 4 estrelas no Filmow mais pelo caracter sentimental do livro do que pelo filme em si. Primeiro vamos as escolhas dos atores. Vi pessoas acusando a Jennifer Lawrence de ter cara de sem sal, mas se me permitem, acho a Katniss sem sal, então pra mim tá perfeita pro papel. O que mais me incomodou foi a atuação do Josh Hutcherson (que eu tinha adorado a performance dele em “Viagem 2 – A Ilha Misteriosa”) que não mostra nem 10% do carisma do Peeta. Na verdade ele transformou o Peeta num mongol gigante. Jacqueline Emerson escolhida pra representar a menina do distrito 5 tinha mais cara de raposa nas fotos divulgadas na rede do que na tela em si. E como o Josh não mostra o carisma da FoxFace. Porque a cena dela roubando comida dos carreristas só parecia uma menina correndo (não sei se pra quem só assistiu ao filme fez algum sentido). Enquanto no livro muita gente gostou dela ali, naquele momento. E eu particularmente não gostei da escolha do Lenny Kravitz pro papel de Cinna. Ele não faz jus ao carinho que Cinna tem com a protagonista.

Alguns pontos positivos no filme. Muito do que a Katniss conta no livro sobre os Jogos, no filme outros personagens ganham essas falas. Como por exemplo quem são e como agem os carreristas, no filme é explicado por Haymitch. Ponto pro filme é que como o livro é narrado pela Katniss só sabemos o que acontece aonde ela está. O filme nos dá o bônus de descobrir o que está acontecendo nos distritos e na capital enquanto na arena acontece o jogo. A Rue é minha personagem preferida e todas as cenas são lindas. A cena dela com as flores em volta é uma das mais bonitas de todo o filme. Embora eu achei que a aliança da Katniss com a Rue e os planos delas na tela não fizeram o menor sentido. Ai pecaram em não colocar a fala da Rue dizendo porque escolheu a Katniss como aliada por causa do Mockingjay e talvez uma voz-pensamento da Katniss fazendo uma ligação de Rue com a Prim.

O que eu mais queria ver no filme era como seria os rostos dos tributos mortos no céu (que nem apareceu de todos) e como se daria a “comunicação” da Katniss com o Haymitch dentro da arena.

E ai vem os pontos negativos do filme. Não gostei daquilo de bilhete porque, né? Com os bilhetes o romance com o Peeta não faz o menor sentido. Porque o bilhete mostra claramente para o público dos jogos que o romance é armado. Teria como mostrar de fato que ela entendia o que Haymitch queria dizer quando mandava alguma coisa? Acredito que não. Mas como muita coisa foi cortada preferia bilhete nenhum do que esses sem sentido. E uma cena que eu acho que era importante e que foi deixada de fora foi a cena do pão do distrito 11. Talvez a rebelião no 11 tenha sido pra substuir a cena do pão, mas que ela fez falta, fez. E depois que vi alguém escrever no Filmow que me dei conta, e a perna do Peeta??? Que venha “Em Chamas”!

Beijo, Menina Que Chove

Um comentário:

  1. Quinta feira tamos lá!! Já olhei os horários no Pátio e o filme tá passando O DIA INTEIRO, a gente nem precisa se preocupar muito com isso, combinamos depois =D
    Me conta como foi o evento!!
    Eu tô empolgada pra ver o filme porque quero ter noção da história pra ler o livro. Ou seja: minha empolgação é com o livro, mas a falta de tempo num deixa, né??
    ps.: não li, não vi, mas já gosto do Peeta!!

    ResponderExcluir